segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA DA TV: Os 10 fatos mais marcantes da televisão brasileira em 2012

O último dia de 2012 já chegou! Então é hora de pegar o nosso controle remoto e dar replay nos principais acontecimentos do ano na TV brasileira. Confira abaixo os 10 fatos mais marcantes na "Retrospectiva 2012" do Loucos pela TV!:

O SUCESSO DE CARMINHA E DAS EMPREGUETES

Sem dúvidas, a novela "Avenida Brasil" foi o maior sucesso da TV neste ano. Todo mundo parou para assistir a vingança de Nina (Débora Falabella), as maldades de Carminha (Adriana Esteves) e se rendeu ao "Oi Oi Oi", seu tema de abertura. Em seu último capítulo, a trama de João Emanuel Carneiro atingiu 52 pontos de média, a audiência mais alta do ano na TV.

Outro grande sucesso deste ano foi "Cheia de Charme". A história das empreguetes turbinou a faixa das 19h e deu uma lição de como explorar diversos tipos de mídia além da televisão.

CRISE NAS NOVELAS DA GLOBO

Após os bons resultados de "Avenida Brasil" e "Cheias de Charme", a Globo passou a enfrentar uma de piores crises em sua teledramaturgia. A safra de novelas que veio na sequência não manteve o sucesso de suas antecessoras.

"Salve Jorge", "Guerra dos Sexos" e "Lado a Lado" não emplacaram e derrubaram a audiência da emissora a níveis inimagináveis até então. As três chegaram a índices de apenas 19, 16 e 13 pontos de média, nesta ordem, os piores da história de suas respectivas faixas de exibição.

O FENÔMENO "CARROSSEL"

Fazer uma versão brasileira de "Carrossel" foi o maior acerto do SBT no ano. A novela tornou-se um enorme sucesso, principalmente entre o público infantil, e impulsionou a audiência de todo o horário nobre da emissora, colocando-a na vice-liderança. Com médias de até 15 pontos, a trama ameaçou até mesmo o "Jornal Nacional" e "Salve Jorge". Em determinados dias, "Carrossel" chegou muito perto de ambos e por poucos pontos não ultrapassou a Globo.

Outro acerto da emissora foi trazer novelas mexicanas de sucesso de volta para suas tardes. Com clássicos como "Maria do Bairro" e "A Usurpadora", o SBT garantiu o segundo lugar na faixa vespertina, superando com frequência o "Programa da Tarde", grande investimento da Record para o horário que acabou não emplacando.

"PÂNICO" TROCA DE EMISSORA

Após quase dez anos na RedeTV!, a turma do "Pânico" surpreendeu ao anunciar sua ida para a Band. Motivada por atrasos de salário, a troca foi anunciada em fevereiro e humorístico fez sua estreia na nova casa em abril.

Mantendo o mesmo formato, o programa elevou a audiência da Band nas noites de domingo, chegando à liderança nas primeiras semanas. Com o passar dos meses, os índices perderam um pouco do fôlego inicial e ficaram muito próximos dos que eram alcançados na época da RedeTV!. Ainda assim, o "Pânico" continua respondendo pela maior audiência da Band atualmente.

Quem também trocou de emissora foi Rafinha Bastos, que fez o caminho inverso. Após ser expulso da Band, o humorista fechou com a RedeTV! e implantou a versão brasileira do "Saturday Night Live" justamente no horário que era do "Pânico". A atração não emplacou e, em outubro, Rafinha deixou a emissora.

Outras mudanças de emissora que movimentaram a TV neste ano foram as do autor Carlos Lombardi (que deixou a Globo e assinou com a Record), de Rafael Cortez (deixou o "CQC", na Band, para comandar o "Got Talent", na Record) e de Dani Calabresa (deixou a MTV e fechou com a Band, onde fará o "CQC").

O "DESENCONTRO" DE FÁTIMA BERNARDES

Após deixar o "Jornal Nacional" no final de 2011 para apresentar um "projeto diferente de tudo o que havia na TV", Fátima Bernardes estreou, em junho, o seu "Encontro", que de inovador não teve nada. Grande aposta da Globo para elevar sua audiência pela manhã, a atração decepcionou e praticamente manteve os mesmos índices que os desenhos da "TV Globinho" costumavam dar no horário.

Muitas vezes, o "Encontro" chega a ter um desempenho inferior ao dos outros matinais da casa ("Mais Você" e "Bem Estar"). Também não é difícil ver o programa de Fátima perdendo para o "Bom Dia & Cia" (SBT) e o "Hoje em Dia" (Record).

FORA DO AR: OS FIASCOS DO ANO

Vários programas não se deram bem durante o ano de 2012, a ponto de serem cancelados. O "Casseta & Planeta", que já tinha sido tirado do ar em 2010, ganhou uma nova chance este ano, mas não emplacou e não retornará em 2013. O "Aventuras do Didi" é outro que não voltará no próximo ano.

Na Record, as novelas "Máscaras" e "Rebelde" chegaram a índices tão baixos que tiverem os seus finais antecipados. O "Tudo é Possível", de Ana Hickmann, também teve seu fim decretado pela queda de audiência.

Na Band, Adriane Galisteu ficou abaixo do esperado com o "Muito +", que foi substituído pelo desenho "Popeye". Na RedeTV!, Dr. Rey comandou o programa mais bizarro do ano, o game show "Sexo a 3", que de tão ruim não durou nem três meses.

OLIMPÍADA NA RECORD

O investimento milionário da Record para transmitir, com exclusividade, as Olimpíadas de Londres acabou sendo um grande desperdício. Apesar de ter chegado à liderança com algumas modalidades, em especial o futebol, a emissora passou a maior parte do tempo em segundo ou até mesmo terceiro lugar.

Além disso, os Jogos Olímpicos acabaram perdendo visibilidade na nova emissora. Na Record, o evento teve uma média geral de apenas 07 pontos, ante os 14 pontos de média alcançados nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, com a transmissão da Globo.

VICE-LIDERANÇA DIVIDIDA

A disputa pela vice-liderança nunca esteve tão acirrada como neste ano. SBT e Record ficaram empatadas tecnicamente na segunda colocação do Ibope na Grande São Paulo, ora com vantagem decimal para uma, ora para a outra.

Em novembro, as duas emissoras empataram, de fato, ambas com 6,3 pontos de média mensal. Já a Globo, com a crise em suas novelas, registrou a pior média da sua história no mesmo mês: teve apenas 13,5 pontos.

REALITIES EM ALTA

Gênero que tem ganhado cada vez mais espaço, o reality show invadiu ainda mais a TV brasileira. Vários novos formatos estrearam por aqui, com destaque para o "The Voice Brasil", que fez bastante sucesso na Globo e mostrou cantores de qualidade. Na onda do UFC, a emissora também lançou o "The Ultimate Fighter Brasil" para revelar um novo lutador.

A Band também investiu nos realities esse ano e se deu bem com o "Mulheres Ricas", que mostrou a vida de Val Marchori e outras milionárias. Com menor repercussão, o "Perdidos na Tribo" apresentou uma proposta bem interessante, assim como o "Amazônia", que a Record acabou escondendo nas madrugadas de domingo. Já a "Fazenda de Verão", com anônimos, não pegou e tornou-se um dos maiores fiascos da emissora no ano.

O ADEUS À RAINHA DA TV

Em 2012, a TV perdeu muito do seu brilho com a inesperada morte de Hebe Camargo. Poucos dias após acertar o seu retorno para o SBT, a rainha da TV sofreu uma parada cardíaca e nos deixou, aos 83 anos, em setembro. A partida de Hebe abalou não só o meio artístico, mas todo o povo brasileiro.

Outra morte que deixou o país de luto foi a de Chico Anysio. Um dos maiores nomes do humor brasileiro, Chico sofreu uma parada cardiorespiratória e faleceu em março, aos 80 anos.



E esses foram os destaques da TV em 2012. Um ano bastante agitado no meio televisivo e que, em 2013, promete ser ainda mais. E você sabe que as notícias mais importantes sempre estarão aqui no nosso blog para mantê-lo bem informado. Encerramos o nosso último post do ano agradecendo a todos os leitores que nos acompanharam ao longo de 2012 e contamos com vocês no ano que vem também. Que 2013 seja um ano de muito sucesso, alegrias e grandes realizações para todos.
Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário: