domingo, 22 de maio de 2011

ESPECIAL: Conheça os bastidores do "Programa do Jô"

Há algum tempo, mostramos aqui no blog os bastidores do programa "1 Contra 100" e, desta vez, vamos revelar um pouco do que acontece por trás das câmeras no "Programa do Jô". Eu estive na plateia acompanhando as gravações do talk show no último dia 09 de Maio.

Qualquer um pode ir até lá. Para isso, basta entrar no site do programa e clicar na aba "plateia", onde estará a data e o horário em que o agendamento para participar da plateia será feito. Grupos universitários também podem se inscrever.

No dia da gravação, cheguei pouco antes das 15h na TV Globo de São Paulo, no bairro do Morumbi. Ficamos todos aguardando na recepção, até que a produção nos encaminhou para uma outra sala, com várias cadeiras, onde aguardamos mais um pouco e recebemos um lanche, composto por um pacote de biscoitos e uma barra de cereais.

Todos que estavam com bolsas e mochilas tiveram que guardá-las com a produção e, especificamente neste dia, todos retiramos um aparelho de tradução simultânea, pois uma das convidadas era estrangeira.

Ainda nesta sala, a grande maioria das pessoas aproveita para tirar fotos nas réplicas dos cenários do "Programa do Jô" e do "Altas Horas", e também com o logo da Rede Globo.

Após um tempo de espera, fomos levados até o estúdio do programa, onde a produção vai definindo os lugares em que sentamos. Se você espera ficar bem pertinho do Jô Soares e dos convidados, esqueça, pois as primeiras fileiras são reservadas para os modelos que fazem figuração na plateia.

Enquanto tudo era ajeitado no estúdio, o sexteto passava o som e o ajudante geral Waldir de Melo Cruz, mais conhecido como Seu Madruga, foi uma verdadeira sensação. Requisitado para tirar fotos com o pessoal da plateia, ele foi andando de cadeira em cadeira, muito humilde e simpático.

Jô Soares entrou no estúdio às 17h, onde conversou conosco e, pouco depois, deu início às gravações. Neste dia, foram gravados três programas. Todas as nove entrevistas (três de cada programa) foram gravadas uma atrás da outra, sem intervalos. Houve apenas algumas pausas entre uma e outra para ajeitar o cabelo, retocar a maquiagem e outros pequenos ajustes.

Além disso, Jô também gravou as aberturas e encerramentos de cada programa, geralmente assim que terminava a série de três entrevistas cada.

Neste dia, os convidados do Jô foram, respectivamente, a Princesa Michael de Kent, a atriz Mariana Lima, o professor Francisco Peláez, a atriz Cléo Pires, a dermatologista Luciana Conrado, o cantor Geraldo Azevedo, a modelo Camila Alves, o jornalista Ernesto Paglia e o ex-milionário Pedro Paulo Mendes.

Todos os três programas foram ao ar na mesma semana em que foram gravados, sendo que o primeiro deles foi exibido no mesmo dia da gravação.

Ao final das gravações, que acabaram por volta das 21h, Jô Soares agradeceu à plateia pela animação e convidou todos a voltarem sempre que quiserem (veja um trecho no vídeo abaixo). Por fim, ele gravou uma chamada para a "Semana do Jô", do canal pago GNT, e depois se despediu.

Nós, da plateia, fomos levados de volta à sala, onde devolvemos o aparelho de tradução simultânea e pegamos nossos pertences de volta. Antes de deixar a emissora, ainda recebemos um outro lanche, desta vez com um sanduíche e um suco.

E assim foi a minha visita ao "Programa do Jô". Gostei bastante de acompanhar o programa pessoalmente e ver de perto um ícone como Jô Soares. A todos que têm vontade de fazer o mesmo, basta ligar para a produção conforme informei no início. Pode demorar um pouco para atenderem, porque a linha costuma ficar congestionada nos dias em que o agendamento é feito, mas basta insistir que você será atendido. É muito simples e vale a pena!

Nenhum comentário: