terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sem exclusividade, Globo corre risco de perder o Brasileirão para a Record

Na última semana, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu encerrar a preferência da Globo na negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A decisão vale já para as negociações das edições de 2012 a 2014 do torneio. A exclusividade da emissora ainda vale para 2011, ano coberto pelo último contrato. Até então, uma cláusula favorecia a Globo e permitia que a empresa cobrisse qualquer proposta melhor feita ao Clube dos 13, mesmo que fosse em sistema de envelope fechado. Com isso, a Globo vinha mantendo a exclusividade na transmissão do Brasileirão por pelo menos nove anos. Agora, deverá disputar de forma igual com todas as concorrentes. Quem fizer a melhor proposta, porém, terá exclusividade.

De olho nessa oportunidade, a Record já está se movimentando. Além de prometer melhorar o valor dos contratos, a emissora pretende alterar o horário das partidas e abrir mais espaço aos patrocinadores dos clubes. Hoje, o contrato da Globo com o C13 é de R$ 300 milhões por ano, valor que a Record diz cobrir com uma quantia considerável. A mudança proposta que mais afetará o público será no horário dos jogos. A ideia da Record é transferir as partidas do Brasileiro que acontecem às 22h para as 20h30 ou, no máximo, 21h, nas rodadas de meio de semana. Outra novidade é que, ao contrário da Globo, que não menciona nomes de patrocinadores nas transmissões, a Record promete se referir aos estádios pelos nomes negociados com o clube. Ainda no que se refere à publicidade, a emissora diz que mostrará o painel de patrocinadores no momento em que atletas, comissão técnica ou dirigentes do clube estiverem dando entrevista. Gente ligada à Record afirma que o projeto será bem recebido por dirigentes porque ele valorizará a marca dos clubes. Em contrapartida, a Globo também se movimenta nos bastidores para não perder os direitos de transmissão. Além disso, outras emissoras podem entrar no páreo, como o SBT e a RedeTV!.

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