O número de filmes exibidos na TV paga brasileira aumentou 30,5% em apenas um ano, mostra um estudo feito pela PTS (Pay-TV Survey), empresa que monitora o mercado. O crescimento é consequência de um novo comportamento dos canais que, para aumentar suas audiências, deixaram de exibir somente séries e começaram a passar também longas-metragens. Os filmes são uma estratégia para manter o telespectador diante da TV por mais tempo, aumentando o desempenho do canal. No entanto, a maior oferta de filmes não significa maior diversidade. Os canais que começaram agora a exibir os longas têm apresentado títulos já mostrados à exaustão por outros canais. Um levantamento do Ibope Monitor de investimentos do mercado publicitário ainda mostra que os anunciantes preferem os filmes dublados. Isso porque entre os canais que mais faturaram no primeiro semestre do ano, em comparação ao ano anterior, estão os que abriram mão das legendas. Na TV paga, o canal Fox lidera o ranking de faturamento, com crescimento de 62% no período, em relação a 2008. O TNT, que já nasceu dublado, cresceu 4%. Dos canais Telecine, o único que faturou mais no primeiro semestre foi justamente o Telecine Pipoca, que traz longas dublados. O movimento do mercado acompanha o da audiência, que há tempos demonstra preferir os sem legenda. Entre os pagos, o ESPN Brasil aparece bem, com crescimento de 53%, seguido por HBO, GNT, Canal Brasil, Globo News, Cartoon Netword, Universal e Warner.
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