sexta-feira, 1 de maio de 2009

Aprendiz 6: Após empate entre as equipes, Lucas é demitido

No sétimo episódio do "Aprendiz 6", cada equipe ficou responsável por administrar uma loja de conveniência localizada em um posto Shell de São Paulo. Além de planejamento e estratégia, os aprendizes teriam também o objetivo de aumentar o faturamento de cada estabelecimento comercial, por meio de novas promoções e marketing. Justus pediu que cada equipe indicasse seu líder. A equipe Best apresentou Álvaro, enquanto Stephanie foi a indicada da Maxxi. Para surpresa dos participantes, Justus decidiu trocar os líderes: Álvaro passou a liderar a equipe Maxxi e Stephanie a equipe Best.

As duas equipes trabalharam bem os recursos visuais, criando jargões e ações de busca de clientes nos carros. A equipe Best teve um bom movimento pela manhã, mas ficou apreensiva com a entrada de poucos clientes na parte da tarde. Lucas conseguiu quase 1000 pães de queijo para vender na loja, com lucro integral para a equipe. A líder Stephanie ainda teve um atrito com Rebeca, pois pediu à ela para fazer a limpeza das portas, mas Rebeca achou mais urgente reabastecer as prateleiras com produtos e só atendeu ao pedido da líder depois de certa insistência. Já na equipe Maxxi, Marina e Karina distribuíram brindes em bandejas para os carros, o que atraiu clientes para a loja. Maitê criou comandas para maior controle. No entanto, a ação não foi avisada ao líder Álvaro, que a repreendeu.

No final da tarefa, as equipes tiveram desempenhos semelhantes e positivos. Enquanto a Maxxi manteve seu foco maior no cliente, a Best conseguiu um resultado mais lucrativo (41,2% acima do faturamento do dia anterior contra 36,29% da Maxxi), o que resultou num empate. Diante da situação, o apresentador considerou que as duas equipes foram vencedoras. Esta foi a primeira vez em toda a história do programa em que as duas equipes se sagraram vencedoras. Diante da situação, Justus pediu que cada membro indicasse uma pessoa da equipe para a eliminação e, em seguida, que cada líder indicasse duas pessoas para a sala de reuniões. Álvaro indicou Maitê e Rafael, enquanto Stephanie escolheu Lucas e Rebeca. A recompensa, que apenas os quatro indicados não ganharam, foi um passeio no Cruzeiro Aprendiz, que contou com uma palestra do conselheiro Walter Longo, além de uma apresentação musical de Roberto Justus.


Na sala de reuniões, Maitê e Rafael criticaram a postura de liderança de Álvaro, dizendo que ele não participava, apenas ficava de lado, olhando e dando toques. Segundo Maitê, ele ainda teria dito que atender clientes era algo humilhante e que não faria aquilo. Pela equipe Best, Justus colocou que a líder Stephanie indicou Lucas por estar muito desanimado com a tarefa, e Rebeca por falta de foco em suas ações. Depois disso e após ouvir seus conselheiros, Justus poupou Rafael, que pôde voltar ao hotel.

Os demais voltaram à sala e se surpreenderam com a presença dos líderes. Justus passou a confrontar as informações que cada candidato apresentou. Para Álvaro, perguntou se ele realmente disse que era humilhante atender clientes e o líder respondeu que fez apenas uma brincadeira. Em seguida, houve uma longa discussão entre Stephanie e Rebeca sobre o episódio da limpeza das portas de vidro, que Rebeca não admitiu que não fez. Já Lucas foi confrontado na hora em que afirmou ter vendido "praticamente tudo", em relação aos pães de queijo que conseguiu através de uma parceria. A líder mostrou que a parceria pouco ajudou no resultado vitorioso da equipe, já que de quase 1000 unidades, foram vendidas menos de 100 (15 porções). O candidato foi criticado por não tomar conhecimento do resultado de suas ações e, por sua falta de foco, foi demitido. Ao receber o resultado, Lucas ficou inconsolável e chorou bastante. Por fim, Justus lamentou a saída de Lucas e afirmou que o considerava um forte concorrente, mas um deles tinha que sair.

Nenhum comentário: