sexta-feira, 24 de abril de 2009

Aprendiz 6: João Granja duvida de Justus e é demitido

A quinta tarefa do "Aprendiz 6: Universitário", exibida na noite de ontem, exigiu dos participantes habilidade e estratégia para divulgar o aparelho Palm Centro, voltado ao público jovem, dentro de uma universidade. Além disso, cada equipe teve que conseguir cadastros no site da empresa, que dariam direito a mesma quantidade de ingressos para uma festa fechada com show de Toni Garrido. Ao explicar a tarefa, Roberto Justus enfatizou que dois itens seriam avaliados: a qualidade na demonstração do aparelho aos estudantes e a quantidade de cadastros e de pessoas que comparecessem ao evento.

Cada equipe ficou responsável por montar um espaço em um campus diferente da mesma faculdade para poder fazer as demonstrações do aparelho. Enquanto a equipe Best demorou mais tempo formulando o espaço e as estratégias, a equipe Maxxi montou seu stand e começou antes a abordagem. Ao anunciar o resultado da tarefa, Justus apontou as diferenças de uma equipe para a outra. Enquanto a Best conseguiu apenas 287 cadastros no site e levou 23 pessoas à festa, a equipe Maxxi atingiu a meta de 400 cadastros e levou 43 pessoas ao evento. No entanto, a Maxxi nao teve cuidado com a marca e não atendeu o objetivo inicial que era de aproximá-la dos universitários, "vendendo" apenas a festa. Com isso, mesmo com um menor número de cadastros, a Best sagrou-se a equipe vencedora, pois focou no produto e só em seguida "vendeu" o evento. A líder da equipe, Mariana, escolheu Álvaro para o castigo de não desfrutar da recompensa, que foi uma viagem para Miami.

Já na sala de reunião, a equipe Maxxi pouco teve para falar com Roberto Justus, que começou a conversa bastante irritado, exibindo um vídeo de João Granja, que dizia não ter entendido o motivo da derrota de sua equipe e questionando nas entrelinhas a honestidade do apresentador e dos conselheiros na escolha da equipe vencedora. João ainda disse ter 10 páginas de argumentos contrários a decisão de Justus. Após o vídeo, o apresentador mostrou outra imagem, desta vez sobre a explicação da tarefa, e perguntou a João se ele continuava duvidando da integridade do programa. O estudante se desculpou, disse que entendeu errado o objetivo da prova, mas ainda tentou mostrar argumentos para uma possível vitória de seu grupo. O conselheiro Walter Longo, por sua vez, explicou item por item o que a equipe fez errado, desde a montagem do espaço, com mesas de plástico, pufes sujos e desorganização, até a falta de informação dos banners.

Por fim, um terceiro vídeo foi exibido na sala, onde João não deixou Marina expor seus argumentos antes da sala de reunião, pois achava que assim "eles" - Justus e conselheiros - não teriam algo a usar contra o grupo e questionou "por que eles querem saber tudo o que a gente pensa?". Justus disse que se sentiu ofendido com a acusação do estudante e que se ele não sabia que aquilo era um programa de TV e que tudo seria gravado, nem deveria ter se inscrito. Ele também explicou que o fato de saber informações que se passam somente no espaço do hotel reservado aos estudantes é para avaliá-los. João, ao tentar se explicar, mostrou que seus argumentos atacando a equipe do programa eram uma forma de "se defender", considerando Justus e os conselheiros inimigos. Irritado, Justus não teve outra opção senão a de demití-lo. Ele disse que foi uma tentativa de macular sua imagem, julgou a atitude de João inconveniente e lamentou, apesar de tudo, a demissão dele. No fim, o apresentador optou por não fazer a segunda parte da sala para demitir outro participante. Com a demissão de João Granja, o "Aprendiz 6" atingiu sua maior audiência desta temporada, com 11 pontos de média e 14 de pico, liderando por 27 minutos.

Nenhum comentário: