quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Retrospectiva 2008: os momentos mais marcantes da TV!

Pergunte para a Maísa

Sem dúvida, o ano de 2008 foi dela. A pequena Maísa Silva, de apenas 6 anos, conquistou a todos com sua espontaneidade e estourou ao ser contratada por Silvio Santos, vinda do programa de Raul Gil. A menina conseguiu a façanha de vencer Xuxa nas manhãs de Sábado, e ainda ganhou um quadro ao lado do patrão, Silvio Santos. Em uma de suas participações, chegou a soltar a frase: "Vaca é a sua mãe, Silvio!". Maísa também ganhou algumas paródias em programas como o "CQC" e o "Pânico".

Mocinha x Vilã
"A Favorita" estreou em Junho com o pior índice de uma novela das oito, apenas 35 pontos. Mas sua trama envolvente, repleta de várias surpresas a cada capítulo, fez com que seus índices se recuperassem, chegando aos 48 pontos. Escrita pelo novato João Emanuel Carneiro, "A Favorita" trouxe uma nova forma de se fazer novela, a começar pela definição da mocinha e da vilã da história, que só ocorreu na metade da trama. Após a revelação, Patrícia Pillar deu um show de interpretação encarnando Flora, uma das mais perversas vilãs da nossa teledramaturgia.

Olha isso
Em Março, a Band trouxe um formato argentino que logo se tornou um grande sucesso. O "CQC" veio com a proposta de misturar humor com jornalismo e política, e acertou em cheio. Com um humor inteligente, recebeu ótimas críticas e chegou a ser classificado como uma versão melhorada do "Pânico". Para compor os integrantes do programa, foram chamados vários nomes da comédia stand-up, como Rafinha Bastos e Danilo Gentili, além do excelente apresentador Marcelo Tas, que comanda a atração. Dentre os quadros que mais se destacaram, estiveram o "Repórter Inexperiente" e o "Top Five".

Arma Secreta
Em mais uma de suas jogadas, Silvio Santos comprou e passou a exibir, sem aviso prévio, a novela "Pantanal", trama que foi transmitida pela extinta TV Manchete, em 1990. A novela fez com que o SBT triplicasse sua audiência no horário, com médias em torno dos 15 pontos, o que trouxe a vice-liderança no horário nobre de volta à emissora. A exibição de "Pantanal" também rendeu ao SBT um processo por parte do autor Benedito Ruy Barbosa, que não gostou de ver sua trama sendo reexibida, mas que não conseguiu impedir a reprise.

Mini Hang-Loose
Em um pequeno quarto e com poucos minutos de duração, o programa "15 Minutos" fez enorme sucesso entre o público jovem, sendo a atração mais vista da MTV. Todo esse sucesso se deve ao humor improvisado de Marcelo Adnet, que consegue fazer comédia com qualquer assunto, além de suas divertidas imitações. Junto com ele, está o misterioso mano Kiabbo, sempre escondido atrás de uma máscara e com seu violão, com o qual acompanha Adnet nas paródias que fazem.

Silvio Santos vem aí
Domingo tem cara de Silvio Santos e, para alegria de muitos, o apresentador voltou com seu programa neste dia. Misturando um pouco de tudo de seus antigos programas, Silvio Santos trouxe pegadinhas, gincanas, musicais, games com famosos e suas colegas de trabalho, além dos clássicos aviõezinhos voando pelo auditório com a famosa frase "Quem quer dinheiro?". Uma das novidades ficou por conta das divertidas conversas entre Silvio Santos e a pequena Maísa.

Dramalhão mexicano
Após anos de parceria com o SBT, a emissora mexicana Televisa largou a antiga parceira, e fechou contrato com a Record. A partir do ano que vem, as duas emissoras irão co-produzir versões de tramas mexicanas, a começar por "Betty, a Feia". Com o fim do contrato com a Televisa, o SBT ficou livre para fazer suas próprias novelas, a começar por "Revelação", escrita por Íris Abravanel, que após muita espera, finalmente estreou em Dezembro. Do México, só "Chaves" e "Chapolin" ficaram no SBT. Já as tramas originais da Televisa foram para a CNT.

Os bastidores da notícia
Exibido como um quadro do "Fantástico" em 2006, o "Profissão Repórter" conquistou o público e tornou-se programa fixo neste ano. Sempre com ótimas reportagens e comandado pelo jornalista Caco Barcellos, tem a proposta de mostrar diferentes ângulos da mesma notícia, através de uma equipe de jovens repórteres. Outro diferencial positivo é a agilidade na edição, uma vez que o programa tem apenas cerca de meia hora.

Troca-troca de emissoras
Após duas temporadas no SBT, o reality-show "Ídolos" migrou para a Record em 2008. O programa foi, mas não por completo. Os jurados e apresentadores permaneceram no SBT, que fez uma adaptação de seu antigo programa, agora sob o nome de "Astros". Já na Record, "Ídolos" passou a ser comandado por Rodrigo Faro e teve como jurados Marco Camargo, Paula Lima e Calainho, sendo mais fiel ao original "American Idol", da Fremantle. Na primeira temporada na nova emissora, o grande vencedor foi Rafael Barreto.

Fora do ar
O ano de 2008 também foi marcado por apresentadores que ficaram na geladeira em suas emissoras e enfrentaram problemas na hora de renovar seus contratos. Após ter que se apresentar de madrugada, Adriane Galisteu foi afastada da telinha do SBT até o fim de seu contrato. Após muitas negociações, não renovou com a emissora e preferiu ir para a Band. Gilberto Barros saiu da Band no meio do ano, e até agora não voltou ao ar em nenhum canal. Já Ratinho ficou longe da TV durante todo o ano, e seu futuro é incerto, até mesmo porque seu contrato com o SBT vence hoje e não se falou em renovação. Por fim, após muito suspense, Hebe finalmente foi procurada pelo SBT e renovou com a emissora.

Nenhum comentário: