
De acordo com a coluna
Ooops!, a
Globo está convidando profissionais, como jornalistas, publicitários, pedagogos e psicólogos, para integrar as comissões de telespectadores que, de tempos em tempos, opinam sobre as produções da emissora, principalmente as novelas. O resultado dessas pesquisas pode definir não só o rumo de qualquer novela, mas também decretar a morte ou ascensão de um personagem. O interesse da Globo é tentar entender o que está ocorrendo com a teledramaturgia, já que duas de suas três novelas vivem um fracasso de audiência. A novela das 18h,
"Negócio da China", tem registrado ibope médio de 17 pontos, o menor da história da dramaturgia da Globo. A produção das 19h,
"Três Irmãs", também é um fiasco, com média de 23 pontos. Por fim, a novela mais importante da casa,
"Caminho das Índias", às 21h, ainda não decolou no ibope e vem registrando médias de 36 pontos, índice bem menor que o desejado para o horário. A Globo sempre realizou pesquisa com grupos, onde donas de casa, de todas as classes sociais, dão sua opinião não só sobre a trama, mas também sobre o que pensam sobre cada um dos personagens. Foi numa dessas pesquisas, por exemplo, que a Globo descobriu que o personagem de Fábio Assunção em "Negócio da China" não era agradável ao público, e que ninguém daria por sua falta caso Fábio fosse limado da história, o que de fato ocorreu. Em "Caminho das Índias", uma pesquisa já apontou dificuldades para o telespectador em entender os termos e expressões indianas usados na história. Além disso, a atuação de alguns protagonistas, como Márcio Garcia, também foi muito criticada. Nesta nova pesquisa, a Globo pretende também descobrir o que pode fazer para tentar manter a família diante da TV, quando há outras opções tão ou mais interessantes, como DVD's, videogames ou internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário