quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Hebe e Ratinho custam R$ 30 milhões por ano ao SBT

De acordo com a coluna Ooops!, o SBT gastou em 2008 por volta de R$ 30 milhões, só em salários, com os contratos de Hebe Camargo e Ratinho. Hebe Camargo obteve este ano médias máximas de apenas 05 pontos no Ibope, enquanto Ratinho, que está fora do ar, recebeu cerca de R$ 17 milhões este ano. Ele não deu retorno nem de 10% desse valor em publicidade nos últimos dois anos, quando esteve na "geladeira" da emissora, fazendo apenas comerciais do Grupo Silvio Santos. Por outro lado, Hebe Camargo, que continua no ar às Segundas, até consegue custear a si mesma e ao seu programa com patrocínio, mas também não pode ser considerada o melhor custo-benefício do mercado publicitário.

Segundo o modelo de administração do SBT, Silvio Santos considera que cada programa da grade é como uma "unidade de negócio": um departamento destinado a dar lucro à empresa-mãe. Ele avalia apenas dois tipos de resultados em cada programa: quanto ele dá de audiência e quanto ele fatura. Se um programa não rende muito, mas dá muita audiência (caso dos primeiros anos de Ratinho), Silvio Santos não se importa, porque usa esse programa para alavancar a audiência de outros horários. Se um programa não dá um ibope espetacular, mas fatura muito e ainda por cima custa pouco (caso do "SBT Repórter", por exemplo), o dono da emissora também se dá por muito satisfeito. No caso de Hebe, Ratinho e, mais recentemente, Galisteu, o problema é que nenhum obtêm mais os ibopes de antigamente, nem o faturamento. Com isso, Silvio Santos tem toda a razão em querer baixar o salário de suas principais estrelas.

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