sábado, 8 de novembro de 2008

Globo reduz comerciais durante novelas para crescer no Ibope

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, além de colocar suas novelas no ar mais tarde, a Globo andou reduzindo o número de breaks comercias de seus folhetins, estratégia conhecida nos programas de auditório para segurar a audiência. A mudança é apontada por um estudo realizado pela Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais para o mercado publicitário. Segundo o levantamento, na semana de 20 a 25 de Outubro, "Negócio da China" teve três breaks por dia. Já na semana da mudança de horário (de 27 de Outubro a 1º de Novembro), em que a trama foi ao ar 15 minutos mais tarde, cada capítulo teve apenas dois breaks. O corte de intervalos atingiu mais "Três Irmãs", que caiu de quatro para dois breaks neste mesmo período. Ambas as táticas surtiram efeito na audiência, principalmente na trama das seis, que chegou a bater nos 16 pontos e, indo ao ar mais tarde e com menos intervalos, voltou para a faixa dos 23 pontos de ibope.

Nenhum comentário: