A base de assinantes de TV paga no Brasil cresceu 13% no primeiro trimestre de 2008, em relação ao mesmo período do ano passado. A ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) informou que 5,4 milhões de residências contam com o serviço de TV por assinatura, atingindo um público superior a 20 milhões de pessoas. Em cinco anos, a quantidade de assinantes subiu 52%. A pesquisa ainda revela que 60% dos serviços de TV por assinatura no Brasil são oferecidos através de cabo, 34% por DTH (satélite) e 6% por MMDS (freqüência de rádio). O faturamento do setor cresceu 0,5%, com R$ 2 bilhões ante R$ 1,6 bilhão do ano passado. Parte desse crescimento ocorreu em função da classe C que, de 2004 pra cá, teve um aumento de 50% em sua representatividade. Esse tema será abordado no Congresso da ABTA, que vai do dia 11 ao dia 13 de Agosto, além do Projeto de Lei 29, que prevê nova regulamentação para o setor, incluindo cotas de exibição de produção nacional. Já a cobertura do sinal de TV digital, disponível atualmente nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio e Belo Horizonte, já chega a 22% dos lares com televisor no Brasil, segundo dados da Globo, mas com as vendas dos conversores em baixa, a audiência pelo sistema ainda dá "traço" no Ibope. Dados da Suframa, da Zona Franca de Manaus, indicam que, até Maio, foram produzidos 28.526 conversores no país que, junto com os 13 mil importados pela Net, somam um total de cerca de 41 mil. No entanto, se todos estivessem na Grande São Paulo, representariam míseros 0,7 ponto no Ibope, que é considerado "traço".
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