sábado, 31 de dezembro de 2011

RETROSPECTIVA DA TV: Os 11 fatos mais marcantes da televisão brasileira em 2011

Já estamos no último dia de 2011. É hora de pegar o nosso controle remoto e dar replay nos principais acontecimentos do ano na TV brasileira. Confira abaixo os 11 fatos mais marcantes na "Retrospectiva 2011" do Loucos pela TV!:


"Jornal Nacional" ganha Emmy e perde Fátima Bernardes

No mesmo ano em que ganhou o seu primeiro Emmy Internacional, pela cobertura da ocupação do Complexo do Alemão, o "Jornal Nacional" sofreu uma baixa em sua bancada.

Após 14 anos, Fátima Bernardes deixou o telejornal definitivamente para se dedicar a um novo projeto de um programa matinal, que estreará em 2012, no lugar da "TV Globinho". Patrícia Poeta assumiu o posto de Fátima no "JN", ao lado de William Bonner.


Rafinha Bastos é afastado do "CQC" após piada

Quem diria que uma piada ia render tanto? Durante o "CQC", Rafinha Bastos fez uma brincadeira infeliz com a cantora Wanessa Camargo, que estava grávida, dizendo que "comeria" ela e o bebê. A declaração acabou resultando no afastamento de Rafinha do programa, em Outubro. Revoltado, ele chegou a pedir demissão da Band, mas acabou continuando no canal, onde sua situação segue indefinida.

Outro que deixou o "CQC" foi Danilo Gentili, mas por uma boa causa. Danilo estreou o programa "Agora é Tarde", um dos maiores acertos da Band neste ano. Em função do sucesso, ele se despediu do humorístico para se dedicar exclusivamente ao talk show, que em 2012 passará a ser exibido diariamente. Se por um lado Rafinha e Danilo saíram, por outro Maurício Meirelles entrou para o "CQC", reforçando o time da atração.


O polêmico (e rápido) retorno de Datena à Record

Em Junho, Datena voltou para a Record, após oito anos, onde comandou o retorno do "Cidade Alerta". Mas o que seria a contratação do ano acabou tendo um final inesperado. Após 43 dias, Datena deixou a emissora e voltou para a Band novamente. Essa mudança repentina foi motivada pela insatisfação do jornalista no novo canal, onde chegou a ser proibido de falar com a imprensa. Sem Datena, o "Cidade Alerta" passou a ser comandado por Reinaldo Gottino e, sem sucesso, foi extinto mais uma vez em Setembro.

Outros artistas também mudaram de emissora este ano. Após 2 anos no SBT, Roberto Justus voltou à Record, em Agosto. Tom Cavalcante fez o contrário e antecipou o término de seu contrato com a rede de Edir Macedo, deixando o canal ainda sem destino certo. Hebe Camargo, que saiu do SBT no final de 2010, fez sua estreia na RedeTV! em Março.


Globo faz sucesso com novela às 23h

Em homenagem aos 60 anos da telenovela no Brasil, a Globo lançou um novo horário de novelas especial, às onze da noite. A nova faixa foi destinada a um remake de "O Astro", em uma versão mais curta, com apenas 64 capítulos.

Durante os três meses em que ficou no ar, a trama fechou com 19 pontos de média geral, um excelente índice para o horário. A experiência com a "novela das onze" deu tão certo, que será repetida em 2012, desta vez com um remake de "Gabriela".


O primeiro beijo gay em uma novela

O SBT saiu na frente e foi a primeira emissora a exibir um beijo gay em uma novela brasileira. A cena, que foi ao ar em Maio, foi protagonizada pelas atrizes Luciana Vendramini e Giselle Tigre, em "Amor e Revolução".

Apesar da polêmica, o beijo lésbico não impulsionou os baixos índices da trama, o que levou o SBT a diminuir a temática homossexual na história. Um beijo entre dois homens, que também estava previsto, acabou sendo cortado. A desistência foi justificada pela emissora com uma pesquisa que apontou a insatisfação do público com esses tipos de cena.


Globo quase perde Brasileirão e tira UFC da RedeTV!

Em Março, a RedeTV! venceu concorrência do Clube dos 13 e garantiu a transmissão do "Campeonato Brasileiro" em 2012, 2013 e 2014. Mas a alegria durou pouco. Vários times do Clube deixaram a instituição e negociaram individualmente com a Globo, invalidando o acordo da RedeTV! e mantendo o "Brasileirão" na emissora carioca.

E a briga não parou por aí. Após perder para a RedeTV! durante o "UFC Rio", a Globo passou a se interessar pelo torneio de artes marciais e tirou os direitos da competição de sua concorrente. Em Novembro, o "UFC" estreou na nova emissora, com narração de Galvão Bueno e batendo recorde de audiência.


Record deixa a desejar no Pan de Guadalajara

A Record sempre criticou o monopólio da Globo, mas fez o mesmo com os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. A emissora não dividiu os direitos do evento com ninguém, nem mesmo canais fechados, e o transmitiu com absoluta exclusividade. Mas o alto investimento não trouxe o retorno esperado. A Record, que esperava derrotar a Globo com o "Pan", teve que se contentar em manter os mesmos índices de sempre durante os 16 dias dos jogos, muitas vezes ficando em terceiro lugar.

A rivalidade entre Globo e Record também ficou evidente durante o "Pan 2011". Com a exclusividade da concorrente, a Globo boicotou o evento, destinando apenas algumas notas rápidas em seus telejornais. Sem visibilidade, os maiores prejudicados nessa história foram os atletas.


Remakes mexicanos ganham espaço no Brasil

Em 2011, ficou evidente que o brasileiro ainda gosta de uma boa trama mexicana. Depois do remake de "Bela, a Feia", em parceria com a Televisa, este ano a Record apostou na versão brasileira de "Rebelde", que também se tornou um sucesso, com boa audiência, vários fãs e muitos produtos licenciados.

O SBT, antigo parceiro da rede mexicana, também deu início à produção da versão brasileira de "Carrossel", que estreia em 2012, e se aventurou em gravar uma versão de "Chaves" com o elenco da emissora. O canal de Silvio Santos ainda voltou a exibir novelas mexicanas em suas tardes, incomodando até mesmo a Globo. Com a reprise de "Marimar", o SBT chegou ao primeiro lugar.


Globo "se liga" na Classe C

A Globo completou 46 anos e mudou seu slogan para "A gente se liga em você". E justamente para se ligar no telespectador, a emissora começou a investir em programas mais populares, para satisfazer a emergente Classe C.

Com isso, foram lançados sucessos como o "Esquenta!", de Regina Casé, e novas temporadas do "Amor & Sexo", de Fernanda Lima. Além disso, a novela "Fina Estampa" teve como protagonista ninguém menos que Griselda (Lilia Cabral), uma mulher batalhadora, retrato da nova Classe C.


Os fiascos de 2011 que decepcionaram e até saíram do ar

Como em todo ano, vários programas não deram certo e muitos acabaram saindo do ar. Até mesmo a Globo, conhecida por sua grade estável, pôs fim aos seriados "Aline" e "Batendo Ponto". Este último, protagonizado por Ingrid Guimarães, chegou a deixar a emissora em quarto lugar nas noites de Domingo. Tinha doze episódios previstos, mas só sete foram exibidos. "Malhação" também assustou a Globo, registrando a pior audiência de sua história: apenas 11 pontos. Seu fim foi cogitado, mas a novelinha acabou continuando na programação.

Na Record, os maiores erros aconteceram na faixa da tarde. Tentando ampliar a audiência vespertina, a emissora lançou o "E Aí, Doutor?" e "Marcas da Vida", mas nenhum deu certo. O último foi cancelado com menos de um mês de exibição. No SBT, a aposta foi grande na novela "Amor e Revolução", mas a trama decepcionou e ficou com média em torno dos 05 pontos, apenas. Na Band, quem deixou a desejar foi o reality "Projeto Fashion". Comandado por Adriane Galisteu, o programa raramente deu mais que um ponto de média.


Record tem vice-liderança ameaçada pelo SBT

O SBT completou 30 anos e ganhou um presentão: o canal foi o único a crescer em audiência em 2011 e nunca esteve tão perto de passar a Record e recuperar a vice-liderança. Em Novembro, na média-dia (7h à 0h) da Grande São Paulo, a diferença entre as duas emissoras ficou em menos de um ponto: 6,9 da Record contra 6,0 do SBT.

Nos primeiros 20 dias de Dezembro, a rede de Silvio Santos chegou a recuperar a vice-liderança no país. Segundo o PNT (Painel Nacional de Televisão), nas 24 horas do dia, o SBT marcou 4,9 pontos de média nesse período, contra 4,8 da Record. Em Novembro, as duas emissoras já haviam empatado em 5,2 pontos.



E esses foram os destaques de 2011, um ano cheio de acontecimentos na nossa televisão. E 2012 promete ainda mais, e claro que as notícias mais importantes estarão aqui no nosso blog, para você ficar sempre bem informado. Agradecemos a todos os nossos leitores pelo sucesso de 2011 e desejamos que 2012 seja um ano de grandes realizações, alegrias e cheio de coisas boas para todos vocês. Feliz Ano Novo!


Nenhum comentário: