sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

RETROSPECTIVA 2010: Os principais acontecimentos da TV que rolaram durante este ano

Estamos há poucas horas de terminar 2010 e sempre é bom olhar para trás e lembrar tudo o que aconteceu de importante durante o ano. Por isso, fizemos uma retrospectiva com os dez acontecimentos mais marcantes da TV neste ano.
Confira abaixo a Retrospectiva 2010 do Loucos pela TV!:


Hebe Camargo recebe homenagem no Faustão e sai do SBT após 25 anos na emissora

Sem dúvidas, 2010 foi o ano de Hebe Camargo. Em Março, após se recuperar de um câncer, a apresentadora voltou ao SBT com um programa especial, que contou com a presença de diversos artistas na plateia, incluindo até mesmo nomes da Globo, como Ana Maria Braga e Xuxa. Em Dezembro, foi a vez de Hebe ir até a Globo, onde recebeu uma homenagem de Faustão (clique aqui para assistir). Ainda no último mês do ano, a rainha da TV anunciou a sua saída do SBT, após quase 25 anos na emissora de Silvio Santos (clique aqui e veja a despedida). Em 2011, Hebe passa a fazer parte da RedeTV! e deve estrear em Fevereiro.


"Tempos Modernos" e "Viver a Vida" têm pior audiência em seus horários

2010 não foi um ano muito bom para as novelas da Globo. "Tempos Modernos", de Bosco Brasil, chegou ao fim em Julho como a pior novela das 19h, com apenas 24 pontos de média geral. Já na faixa das 21h, "Viver a Vida", de Manoel Carlos, não empolgou e ficou com o recorde negativo de 36 pontos de média geral. Além da baixa audiência, ambas foram mal avaliadas pela imprensa. Atualmente no ar e faltando duas semanas para terminar, "Passione", de Silvio de Abreu, também tem tido um fraco desempenho no Ibope e pode assumir o lugar de "Viver a Vida" como pior audiência de uma novela das oito. Até mesmo a reprise de "Sete Pecados" no "Vale a Pena Ver de Novo" não emplacou. Com médias em torno de míseros 12 pontos e com sua liderança ameaçada, os capítulos da trama foram encurtados pela metade.


"Casseta & Planeta" sai do ar após 18 anos

Um dos mais tradicionais humorísticos do país deu adeus em 2010. Após 18 anos no ar, o "Casseta & Planeta" chegou ao fim em Dezembro. Desgastado e com baixas audiências, o programa foi cancelado a pedido dos próprios integrantes, que pediram um tempo à Globo para pensar em um novo projeto. O novo programa com Hubert, Helio de la Peña, Beto Silva, Maria Paula, Reinaldo, Claudio Manuel e Marcelo Madureira deve entrar no ar somente a partir do segundo semestre de 2011.


Band vence SBT no horário nobre e até na média-dia

A Band teve muitos motivos para comemorar em 2010. A emissora fortaleceu sua grade noturna com programas como "CQC", "A Liga", "Polícia 24h" e "Tribunal na TV". O resultado foi que a Band cresceu no horário nobre e ameaçou o SBT, chegando a empatar ou até mesmo superar a concorrente, alcançando o terceiro lugar na faixa das 18h às 24h. Em Junho, impulsionada pela Copa do Mundo da África, a Band conseguiu um feito inédito em sua história: venceu o SBT e assumiu o terceiro lugar na média-dia durante dois dias.


Protagonista e vilão de "Insensato Coração", Ana Paula Arósio e Fábio Assunção são cortados da novela

A novela "Insensato Coração" só estreia no ano que vem, mas foi assunto em 2010. Isso porque a protagonista Ana Paula Arósio foi afastada da trama, em Outubro, faltando três meses para entrar no ar. A atriz, que estava escalada há mais de um ano, não compareceu às primeiras gravações. Ela foi cortada e, em seu lugar, entrou Paola Oliveira, chamada às pressas pela Globo. No final de Novembro, a história se repetiu, dessa vez com o vilão, interpretado por Fábio Assunção. O ator, que já havia gravado diversas cenas, também faltou em algumas gravações e solicitou seu afastamento à Globo. Gabriel Braga Nunes foi escalado para substituir Assunção, tendo que regravar várias cenas que já estavam prontas.


Copa de 2010 tem a menor audiência, mas Tiago Leifert se destaca no "Central da Copa"

A Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, teve a menor audiência da década na Globo. Talvez pelo fraco desempenho da seleção brasileira no Mundial, os jogos da Copa deste ano tiveram média geral de 19 pontos, ficando atrás das Copas de 2006 e 2002. Por outro lado, o programa "Central da Copa" teve uma repercussão bastante positiva, principalmente pela apresentação de Tiago Leifert. Ele, que era conhecido apenas em São Paulo através do "Globo Esporte" paulista, passou a se destacar no Brasil inteiro graças ao programa e agradou.


Globo completa 45 anos com pior audiência da década

Em 2010, a Globo completou 45 anos, mas não teve muitos motivos para comemorar. Em Abril, no mês de aniversário, a emissora teve sua pior média mensal da década, com 16,8 pontos. Mais tarde, em Outubro, o canal registrou o seu pior share nacional, com 41% de participação, bem abaixo dos 50% considerado ideais. Em Setembro, a Globo ainda sofreu uma derrota histórica para a Record, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, a Globo foi vencida pela rival na média-dia carioca, por 12,2 a 12,1 pontos. Em Novembro, também no Rio, a emissora voltou a ser ameaçada, dividindo a liderança na média-dia com a Record e o SBT.


"Domingo Espetacular" troca de horário com Gugu e passa a ameaçar o "Fantástico"

A disputa pela audiência aos Domingos nunca foi tão acirrada como em 2010. Após várias derrotas para o "Programa Silvio Santos" e o "Pânico na TV", chegando a amargar um quarto lugar, a Record decidiu trocar o "Programa do Gugu" de horário com o "Domingo Espetacular". A mudança trouxe bons resultados para a emissora. À tarde, Gugu recuperou a vice-liderança e, em duas ocasiões, venceu seu eterno rival Faustão. Já o "Domingo Espetacular" na faixa das 20h, cresceu e começou a ameaçar o "Fantástico", na Globo. Em Julho, a diferença entre os dois programas foi de apenas 05 pontos. Posteriormente, a revista eletrônica da Record chegou a ultrapassar a da Globo em algumas ocasiões, alcançando a liderança por alguns minutos. Em Dezembro, com uma matéria especial em homenagem aos 80 anos de Silvio Santos, o "Domingo Espetacular" bateu seu recorde, com 17 pontos de média. No mesmo dia, o "Fantástico" fechou com 20 pontos.


Reprises fazem sucesso na TV fechada, com o Canal Viva e "Chaves" no Cartoon Network

Em Maio, a Globosat lançou um canal de reprises de programas antigos da Globo. Surgiu o Canal Viva, que logo se tornaria um dos mais assistidos na TV paga. Em sua programação, estão reprises de grandes sucessos da Globo, desde novelas, como "Quatro por Quatro" e "Por Amor", a seriados e humorísticos, como "Sai de Baixo" e "Escolinha do Professor Raimundo". Um dos grandes destaques do Canal Viva está sendo a reapresentação da novela "Vale Tudo". A trama, de 1988, levou o canal ao primeiro lugar no ranking da TV por assinatura. Ainda no ramo das reprises, o Cartoon Network surpreendeu a todos ao começar a exibir os clássicos "Chaves" e "Chapolin". Os seriados mexicanos, que são marca registrada do SBT, chegaram ao canal infantil em Novembro, e para alegria dos fãs com alguns episódios inéditos ou que não eram exibidos pela emissora de Silvio Santos há muito tempo.


Troca-Troca de emissoras: Mion, Raul, Gabi, Rezende, Faccioli...

Assim como nos anos anteriores, 2010 também foi um ano bem movimento, em que vários artistas trocaram de emissora. Em Abril, Marcos Mion saiu da MTV e foi para a Record apresentar o "Legendários". Em Junho, Raul Gil deixou a Band e retornou ao SBT, após 25 anos. Outra que voltou para a emissora de Silvio Santos foi Marília Gabriela, fazendo suas entrevistas no "De Frente com Gabi". Em Agosto, ela ainda assumiu o comando do "Roda Viva", na TV Cultura, mantendo seus programas no GNT e no SBT. Em Setembro, Marcelo Rezende saiu da Band, após um ano na emissora, e voltou para a Record. No mês seguinte, a Band deu o troco e tirou Luciano Faccioli da concorrente.


E esses foram os fatos mais marcantes que rolaram em 2010. E em 2011, o que será que vai acontecer no mundo da TV? Bom, isso ainda não sabemos. Mas tenha certeza de que tudo de mais importante que for notícia no universo televisivo estará aqui no blog Loucos pela TV! para você ficar sempre bem informado. Desejamos a todos uma excelente virada de ano e um 2011 repleto de alegrias e sucesso. Feliz Ano Novo!

Um comentário:

Anônimo disse...

O programa TRIBUNAL NA TV continua na Band em 2011. Sempre às sextas-feiras, às 22H15, o programa apresentado por João Bourbonnais e dirigido por Rodrigo Riccó, reconstitui crimes famosos, discutindo os aspectos jurídicos e dramatizando os fatos constantes dos autos do processo. Vem obtendo índices de audiência iguais ou maiores que com o apresentador anterior e o próximo episódio vai ao ar dia 7 de de janeiro de 2011.